Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como montar um catálogo

Texto escrito e cedido gentilmente para ser postado no blog: http://delgrande.blogspot.com/, pela artista plástica Cátia Garcia.

http://www.flickr.com/photos/catitafeltros/

Para montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequa as suas próprias necessidades:

1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.

2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda. Se forem fotos com câmera analógica, as que tem de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado e mais apresentável também.

3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo directo no computador.

4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identifica-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue por exemplo com iniciais do seu nome, por exemplo no meu caso, faria com o primeiro trabalho CG0011 (Catia Garcia - trabalho 11) como vê já começaria pelo 11...

5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medidas ou cores, ou diversos formatos a oferecer.

6. Digite tudo isso no PC, espaçando entre um título ou código e outro, para que cole as fotos.

7. Depois de digitado, confira para ver se não tem erros de português, imprima e cole as fotos.

8. Coloque as folhas em sacos plásticos separadamente e depois numa pasta.Este catálogo leva consigo toda vez que for visitar um cliente, para não ter de ficar levando diversas peças, porém é interessante que leve pelo menos uma peça, para que conheça o tipo de acabamento que você faz.

9. Não coloque preço directamente nos tópicos das fotos, faça uma lista, uma tabela de preços separada e a coloque no final da pasta. Isto facilitará a actualização, apenas desta folha, no decorrer dos meses, caso seja necessário alterar preço.

10. No caso de peças vendidas, pode incluir na pasta sem problemas, pois é interessante que o cliente perceba que já vendeu algo. Não monte, portanto, uma pasta apenas com as peças à venda, é legal que o cliente fique com vontade de ter uma peça já vendida, é até natural que ele goste mais da que não pode mais ter...rs, coisas da vida. No entanto, nada impede que você venha a pegar encomenda desta peça, não sei como você trabalha, mas se não for o caso, apenas a mantenha para que o cliente possa conhecer uma gama maior de peças que produz.

11.No caso de catálogo digital, que já mencionei, é só gravar o documento em CD, e este, todo formatado em folhas digitalizadas, pois, poderá presentear clientes promissores como lojas, com este catálogo virtual.

12. Não esqueça de colocar no catálogo, suas referências pessoais, como e-mail, fotoblogs, websites se as tiver, senão apenas um telefone de contacto para pedidos já é o bastante.

13. Interessante que tenha em mãos sempre, cartões de visita. Se tiver atelier, que conste o endereço, senão, apenas seu nome, sua arte e seu telefone e/ou e-mail para que o cliente a encontre com facilidade.

14. Estes cartões poderão ser artesanais mesmo, escritos à mão, acho até mais charmoso.

15. Quando visitar o cliente, mostre o catálogo da pasta, mas não deixe lá em poder do mesmo, apenas mostre e entregue cartão de visita. Se tiver o cd, entregue, senão, não deixe a pasta, pois é seu catálogo pessoal e intransferível.



EM: http://delgrande.blogspot.com/search/label/Dicas%20de%20Neg%C3%B3cios
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

queridos e queridas, obrigada pela visita!!!!! assim que puder, retorno os comentarios!!!!! beijos, beijos, beijos!!!!!